quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Visita ao Arroio João Corrêa

No dia 27/10/11 os alunos do Projeto Canoagem na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, visitaram, na parte da manhã e a outra turma na parte da tarde, a nascente do Arroio João Corrêa. Esta atividade foi coordenada pela professora Adriane Centenaro que é a responsável pelo CEPEA (Centro Permanente de Educação Ambiental)e faz parte do Projeto De Olho no Olho D`Agua, também da SMED.
Depois da nascente, os alunos foram percorrendo, de ônibus, o trajeto que o arroio faz até chegar a Casa de Bombas do SEMAE.
Os alunos ficaram impressionados com a quantidade de lixo dentro do arroio. Quando chegamos nas bombas percebemos que havia um sofá dentro do arroio. A maior parte do lixo é composta por garrafas pets, mas vimos também capacetes, sapatos, isopor, pneus, animais mortos, madeiras, embalagens plásticas..... Durante as 4 horas de atividade(2hs na parte da manhã e mais 2h de tarde) , a professora Adriane deu dicas sobre preservação ambiental, reciclagem, coleta seletiva, reflorestamento e consciência ambiental.
Estas parcerias são muito importantes, pois reforçam o que trabalhamos durante as aulas. Neste passeio os alunos levaram um choque de realidade, pois ouvir as explicações dos professores é bem diferente do que constatar na prática tudo que aprenderam na teoria.
Nos dias 8e 11 de novembro, os alunos da canoagem participarão de uma oficina ambiental que será ministrada pelo SEMAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário